quinta-feira, 6 de maio de 2010

Se Computação Gráfica, então Matemática

Fala pessoal!
Resolvi postar em português hoje.
Vou valorizar um pouco mais nosso idioma, pelo menos aqui no blog. =)

Nas últimas semanas não tive tempo para postar nada por causa de duas provas do mestrado. Tive que trancar uma matéria como disse no post anterior, mas isso está permitindo que eu consiga mais tempo para estudar as outras e para lembrar alguns assuntos que sempre preciso, mas que são assuntos mais elementares.

Semana que vem devo começar o projeto de computação gráfica e nesta semana já treinei um pouco a programação em 3D com Java e OpenGL. Não modelei uma guitarra ou um violão como disse que ia tentar, mas hoje modelei um copo e o incluí em uma cena 3D. Achei bastante interessante a modelagem, foi algo bem matemático.

Modelei o copo utilizando senos, cossenos e conversão de graus para radianos (e muita gente diz que matemática não serve para nada, odeio quando escuto isso). Entretanto, a parte de reflexão do copo não ficou tão boa porque o cálculo dos vetores normais em cada face não está totalmente correto, ou então, o problema está no meu modelo de iluminação.

A imagem a seguir é a imagem da cena completa, incluindo o copo (sem o cálculo de vetores normais).




A próxima imagem, é apenas do copo e incluindo o cálculo dos vetores normais nas faces. O copo ficou parecendo de alumínio. Mas durante a execução, a luz não pára de refletir entre as faces, causando um efeito um tanto quanto desagradável. Por isso, deixei na imagem anterior o copo sem o cálculo das normais.


Bom, por hoje é só.
Espero que tenha sido interessante.
E aproveitando, Feliz dia nacional da Matemática!

[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário